sábado, 12 de outubro de 2013

Programa Luz do Saber é implantado em Icó!



Icó já conta com 25 escolas municipais no programa Luz do Saber, desde o mês de junho passado. É o que informa a Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo do Paic - Programa de Alfabetização na Idade Certa.

O Luz do Saber é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de crianças, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente na teoria do educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.

Segundo o professor José Santos, gerente do Paic em Icó, "atualmente, o programa disponibiliza cinco módulos: começar, ler, escrever, aplicativos e o professor. O primeiro é composto por 10 atividades que estimulam através de jogos, o conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, desenvolve as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado."

E ele complementa:

"O módulo ler pode ser alterado. Isto significa que o professor pode criar as suas atividades adaptadas ao contexto do aluno, assim como também realizar alterações nas aulas já existentes. Existem atualmente 36 atividades estruturais (modelos), nas quais o aluno pode desenvolver de modo lúdico, as competências necessárias para aprendizagem da leitura e escrita. O software já conta com a proposta de 13 aulas que possuem várias atividades cada."

As imagens acima ilustram um dos treinamentos, ocorrido no mês de setembro passado, na Escola Municipal Lourdes Costa, tendo como formador, o professor Marcos José Alves da Silva, e como técnicos Luis Júnior e Carlos Eduardo.