NUCOM


O prefeito Jaime Júnior (DEM), até o exato momento, pode ser considerado o único gestor municipal de Icó que valoriza a área de comunicação. Para isso, está em processo de elaboração a Lei que cria o Núcleo de Comunicação (NUCOM), que será ligado diretamente ao gabinete do prefeito. Assim, regulamentará perante a Câmara Municipal um setor importantíssimo para qualquer governo.

Nesse sentido, desde o dia 01 de janeiro de 2013 que estamos nos organizando para realizarmos a maior política de comunicação que este município já viu, com projetos voltados para a área.

Saúde e o Riso (Hospital Regional - em reestruturação), Ombudsman Municipal (comunicação interna), com servidores municipais na qualidade de Correspondentes de Notícias; Cinema nos Bairros, Rádio Escolar (na Escola Municipal Manoel Antônio Nunes), Jornal na Sala de Aula (já em andamento com os projetos pilotos em parceria com o programa Mais Educação, nas Escolas Municipais Irismar Maciel e João Raimundo Mota), Fórum de Comunicação de Icó Radialista Jaime Rodrigues, Prêmio de Comunicação jornalista João Brígido (em dezembro), Workshop de Fotografia Digital (em parceria com a Fundação Deputado José Walfrido Monteiro), Quadro "Fala, secretário!", em andamento toda quarta-feira na rádio Brasil FM; "Boa tarde, prefeito!" (entrevista quinzenal e gravada com o prefeito, para breve, em emissora de rádio), Programa Mais Esporte (estreou no dia 16 de setembro de 2013, na rádio Brasil FM, comandado pela Secretaria de Esporte e Juventude) e Exposições Itinerantes são alguns de nossos principais projetos de comunicação.

Estamos nos espelhando em iniciativas que deram certo em termos de comunicação governamental. O Governo do Estado do Ceará e a Assembleia Legislativa do Ceará foram responsáveis pela ideia de se criar aqui uma Agência de Notícias também. A Prefeitura de Sobral e a Prefeitura de Maracanaú fizeram florescer este Blog. Nestas cidades, tanto existe o Blog como o site. E foi se espelhando na experiência da Prefeitura de Iguatu que abriu nossas mentes para regulamentar o setor de comunicação através de um Projeto de Lei, o que é muito importante. Lá, é uma Secretaria de Comunicação Social. Aqui, será um Núcleo de Comunicação, o que já é um grande passo dado. Parabéns, prefeito Jaime Júnior!

# Manual interno de conduta para redes sociais no âmbito da Prefeitura Municipal de Icó:

Todos têm, e devem continuar tendo, liberdade de  opinião – mas, a partir do momento em que se está vinculado a uma instituição, tudo o que for postado pode ser encarado pelos usuários como sendo a mensagem da própria instituição (mesmo que não exista nada oficializado neste sentido). Na prática, isso ocorre porque usuários em redes sociais  passam a ser, quer queiram ou não, pessoas públicas. Imagine,  por exemplo, se uma funcionária de um estúdio de cinema  resolvesse criticar uma cadeia de cinemas em seu perfil pessoal. Em tese, por ser o seu perfil pessoal, ela tem liberdade de fazê-lo. Na prática, isso traria consequências negativas para o relacionamento do estúdio com a cadeia de cinemas. Os desafios ao lidar com redes sociais, portanto, incluem:

• Representar uma empresa sem que esta o tenha nomeado porta-voz oficial;
• Manter a própria liberdade de expressão (que é diferente de liberdade de opinião);
• Conviver em uma realidade em que todos são pessoas públicas  (a não ser que não se tenha nenhum perfil pessoal em mídias sociais).

Nesse sentido, afirmamos aqui o seguinte: em nível de governo municipal de Icó, temos como veículos de comunicação oficiais o site oficial (www.ico.ce.gov.br), uma parceria envolvendo a Aprece - Associação de Prefeitos e Municípios do Estado do Ceará -, este Blog Central Icoense (Agência de Notícias do município de Icó), o Boletim Online Diário intitulado Icó Hoje e as emissoras parceiras Icó FM e Brasil FM, além de outros produtos midiáticos brevemente lançados.

A partir desta data, dia 26 de setembro de 2013, o Núcleo de Comunicação (NUCOM), da Prefeitura Municipal de Icó, só aceitará páginas criadas na rede social Facebook e contas no Twitter quando autorizadas por este órgão, para termos um controle maior. Facebook não é veículo de comunicação oficial, é meio pessoal entre pessoas que se comunicam entre si. Para tanto, permitiremos as páginas no Facebook já criadas por já estarem em movimento. São elas: Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), Paic (Programa de Alfabetização na Idade Certa) e CMS - Conselho Municipal de Saúde, além dos Blogs do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), CMS (Conselho Municipal de Saúde) e do NTM (Núcleo Tecnológico Municipal).

Para contatos:

Jornalista: Voltaire Farias Xavier - assessor de Comunicação e Imprensa (NUCOM)
Graduado em Comunicação Social - Jornalismo - 2012.1
Data de Colação de Grau: 16 de agosto de 2012 pela Faculdades Nordeste (FANOR)
1° secretário licenciado da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI
Email: voltairecolunista@gmail.com