quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Com a palavra, Secretaria de Cultura e Turismo

Maracatu Vozes da África é um dos destaques do Palco Cultural do Forricó 2013. No click, com a secretária de Educação, Jacqueline Costa

Socorro Gaitada, talentosa cantora icoense, também se apresenta no Palco Cultural durante o Forricó 2013

A cultura e o Turismo, como todos sabem, foi ao longo do ano de 2013, uma das principais ações desenvolvidas pelo governo municipal de Icó, sobretudo, com o apoio da hospitalidade de seu povo, bem como a riqueza de suas belezas arquitetônicas, as atrações culturais, a culinária de Lima Campos e outros aspectos sociais e econômicos, como o artesanato produzido pela Aproarti - Associação dos Produtores de Artesanato, Gestores Culturais e Artísticos de Icó, que é referência nacional.

O prefeito Jaime Junior (DEM), com sua larga visão administrativa, nomeou para dirigir a Secretaria de Cultura e Turismo uma pessoa que é grande conhecedora no assunto, principalmente no que diz respeito a história de Icó. No caso, o professor e historiador por formação, Márcio Greik, que desde o início da gestão tem implementado uma série de ações e projetos, para incrementar a cultura e o turismo no município, aproveitando também para dar mais consistência ao nosso tradicional calendário anual nesta área.

A programação da Semana Santa foi bastante movimentada, tendo como ponto alto a encenação da Via Sacra, no Largo do Theberge. Para 2014, avista-se um verdadeiro espetáculo da Paixão de Cristo, em terras icoenses, como bem já afirmou o secretário adjunto da pasta, professor Genildo Angelim, que também é teatrólogo.

Tivemos muita animação ainda durante os festejos juninos, principalmente por conta da realização do Icó Festeiro, no Centro Social Urbano (CSU), com a participação de dois arraiás: DNER e São Vicente, sendo campeão a segunda equipe, levando um prêmio de sete mil reais, uma premiação jamais vista no município de Icó e região.

A Secretaria de Cultura e Turismo ainda realizou a sua nova edição da Conferência Municipal de Cultura, no Teatro da Ribeira dos Icós, onde se discutiu a cultura como política pública, valorizando a ideia de se criar novos projetos culturais, manter os atuais e produzir futuros.

Espetáculos teatrais locais, estaduais e até nacionais aportaram por aqui, abrindo as portas do imponente Teatro da Ribeira dos Icós, o primeiro a ser construído no Ceará, por volta de 1860, pelo médico francês Pedro Theberge. O resgate da Semana do Município de Icó (SEMIC), no mês de aniversário de emancipação política da cidade, em outubro do ano passado, foi uma de suas maiores conquistas, com a realização do Palco Cultural, com artistas da terra, shows dançantes e outras atrações.

Também é de se registrar o primeiro curso de teatro realizado em Icó. Trata-se do curso Princípios Básicos de Teatro, nos moldes do já tradicional curso realizado pelo Theatro José de Alencar, que fica em Fortaleza. Acácio de Montes, diretor do Teatro da Ribeira dos Icós, está a frente desta importante tarefa.

Sem contar no fato de que esta gestão realizou o 1° Natal de Sonhos e Realizações, entre os dias 14 de dezembro de 2013 a 06 de janeiro de 2014, com ampla programação que constou de show católico na abertura da Festa do Senhor do Bonfim, no dia 22 de dezembro, com o padre Antônio Maria, e show dançante com as bandas Garota Safada e Forró da Curtição, no dia 30, configurando, assim, o maior pré-réveillon do Estado do Ceará. 

Com isso, avista-se para um futuro bem próximo, que a nossa cidade oferecerá condições para atrair pessoas de todos os lugares, fruto do compromisso desta administração. Para isso, precisa-se investir fortemente no turismo religioso e arquitetônico. Afinal de contas, temos aqui a terceira maior festa religiosa do Ceará e um patrimônio valioso, tombado nacionalmente, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

E para concluir: uma das primeiras atitudes do prefeito Jaime Junior, durante o primeiro semestre de 2013, foi a busca da revitalização do Forricó, a maior festa popular do interior cearense, que nos últimos anos esteve meio em baixa, o que foi totalmente diferente na edição 21, ocorrida no ano passado, em seu primeiro ano de governo, sendo sucesso de público. A Prefeitura promoveu a festa, em quatro dias, no mês de julho, com o tema voltado para o nosso rico patrimônio histórico, atraindo cerca de 50 mil pessoas por noite, que se divertiram a valer ao som de bandas renomadas estaduais e nacionais.