quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A Comunicação pensada como política pública!

O Núcleo de Comunicação (NUCOM), da Prefeitura Municipal de Icó, realizou na tarde do dia 12 de novembro de 2013, no auditório da Secretaria de Saúde, o 1º Seminário Municipal de Comunicação, visando debater os rumos da comunicação oficial da atual gestão, implementando novas ferramentas de comunicação, reciclando alguns servidores sobre a temática e que agora fazem parte da pasta na qualidade de "correspondentes de notícias", um elo de ligação, uma ponte, entre o NUCOM e cada Secretaria Municipal.

O que é Comunicação? É tornar comum, o que eu quero dizer com naturalidade e ser entendido

Correspondentes de Notícias participantes

Allysson Emannuel, secretário adjunto de Segurança Pública e Cidadania, ladeado entre Vinicius Emannuel e Isabela Moura, ambos do NUCOM

Correspondentes de Notícias da Secretaria do Trabalho e Ação Social, Jaylane Pires e Fernanda Érika, exibindo a pasta contendo o material do seminário

Explicando o significado de "release" e para que serve

Público presente. No destaque, "seu" Altino Afonso, um dos dois correspondentes de Notícias da Secretaria de Cultura e Turismo. As rádios Brasil FM e Icó FM foram convidadas, comparecendo a representante da segunda emissora citada, a radialista conhecida por Mariazinha, do programa Mega Hits, que anima as noites dos icoenses

Luis Júnior, supervisor do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), da Secretaria de Educação, também é correspondente de notícias

Nesse sentido, cada "órgão pai", a Secretaria Municipal, designou dois servidores para atuarem como "correspondentes de notícias", sempre informando sobre as ações de cada pasta, agenda de atividades e realizando um trabalho também na área de comunicação interna, mobilizando todos os servidores que fazem parte de determinado setor.

Neste seminário distribuímos um vasto material, contendo pasta, caneta, lápis, borracha, manual de instruções, solicitação para rádio (comunicados, sports - vinhetas - ou marcação de entrevistas), um exemplo de release (quase que diariamente é entregue nas Secretarias Municipais e imprensa radiofônica, além de ser publicado no Blog Central Icoense), informações sobre a mídia icoense (rádios, blogueiros, e sites), imprensa estadual, o que é mídia paga e mídia gratuita, além de folhas para anotações.

Também discutimos as novas tecnologias e o impacto que é a rede social Facebook. Sobre este assunto, resolvemos democraticamente estabelecer o seguinte:

Com o objetivo de atender a uma demanda crescente da população icoense, o Núcleo de Comunicação (NUCOM), da PMI, ampliou sua presença no Facebook. Todas as Secretarias, somente as Secretarias, que estamos chamando de "órgãos pais" poderão ter contas no Facebook, o que facilitará o contato da população com o poder público municipal e ampliará a divulgação das ações do governo.

Os perfis institucionais serão alimentados pelos "correspondentes de notícias" de cada pasta e contam com o apoio da recém criada Célula de Mídias Sociais, vinculada ao Núcleo de Comunicação da PMI.

Além de publicar notícias e informações sobre as ações do Governo, os perfis institucionais também procurarão responder às perguntas e demandas dos icoenses. Para denúncias, a Ouvidoria Geral irá recebê-las também pela rede social de nossas Secretarias. A presente divulgação das contas institucionais visa ainda esclarecer a população sobre quais são os perfis oficiais, evitando qualquer mal entendido.

Veja abaixo os perfis já criados. Somente os perfis oficiais da PMI serão porta voz da gestão municipal. Nenhum outro perfil, que não se refira as nossas Secretarias Municipais, poderão falar pelo governo municipal.



https://www.facebook.com/pages/Secretaria-Municipal-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-de-Ic%C3%B3/425487334217501?ref=hl

É o Núcleo de Comunicação (NUCOM), da PMI, profissionalizando o setor de comunicação da administração municipal de Icó.

# Fotos/crédito: Zueira Digital