quinta-feira, 29 de maio de 2014

SPAECE 2013 em discussão e análise!


A Secretaria de Educação já começa a se movimentar visando mudar os rumos do SPAECE, no município de Icó, para o próximo ano.

Para isso, os números dos nossos resultados de 2013 foram amplamente mostrados aos coordenadores pedagógicos das escolas municipais, na manhã desta quarta-feira (28), no auditório do CERE - Centro Educacional de Referência Padre José Alves de Macêdo.

Para quem não sabe, o Governo do Estado do Ceará, através de sua Secretaria de Educação Básica (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, o famoso SPAECE.

O SPAECE, vale mencionar, tem três focos principais: Avaliação da Alfabetização (2° Ano), Avaliação do Ensino Fundamental (5° e 9° Anos) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries).

O município de Icó, ao longo dos anos, vem apresentando resultados pífios. Infelizmente, esta realidade não se muda de um dia para noite, não sendo possível ainda sairmos dessas desastrosas estatísticas estaduais. Muito foi investido na educação icoense do ano passado para cá, como formação de professores, merenda escolar de qualidade, incentivo à prática pedagógica, ousar com responsabilidade no que tange a nucleação escolar, mas ainda precisamos avançar ainda mais, iniciando pela melhoria de nossas escolas municipais, onde muitas foram encontradas sucateadas e deterioradas, o que prejudica o ensino aprendizagem de nossos alunos.

O SPAECE tem como possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica de nosso município. Os resultados de Icó todos nós já sabemos. Agora, é hora de nos unirmos em busca de novos caminhos para a nossa educação. Confiamos nos técnicos que ora trabalham na Secretaria de Educação, em nossos professores, Núcleos Gestores, principalmente e especialmente, nos nossos alunos e pais.

Vamos construir bem o processo para a melhoria dos resultados em 2015? Contamos com o apoio de todos.

# Fotos: Arthur Luiz.