quinta-feira, 29 de maio de 2014

Ação Social ganha mais um prêmio. Dessa vez, em nível estadual


"Quem apresentar o maior número de projetos ganha um notebook, o segundo lugar um tablet e o terceiro, uma câmera fotográfica. Os demais municípios entram numa lista de sorteio de brindes, ofertados por alguns parceiros. Todos eles só conhecerão o resultado no momento da solenidade, ressalta a jornalista Silvana Frota, diretora e editora da Revista Ceará e Municípios, que criou esta comenda há 17 anos, com o intuito de promover a assistência social nos municípios.

A entrega das homenagens a 35 municípios (ver relação abaixo), será nesta quinta-feira (29), às 19h30, no Salão Nobre do Náutico Atlético Cearense, um dos parceiros do evento, ao lado da Caixa Econômica Federal, que vai fazer uma doação para a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, do município de Croatá, composta por 44 jovens de escolas públicas do município. A Escola de Música Som que Encanta, com o Projeto Mirins da Sanfona, composto por oito crianças e adolescentes de Tauá, também fará uma apresentação especial no evento. E ainda o Grupo Mãos que Falam, de Santa Quitéria. Todos eles irão apresentar-se antes e durante a solenidade. Os convidados serão recepcionados pelo Circo Escola Educarte, de Santa Quitéria, e pelo sexteto de saxofone de Croatá. Será uma noite de homenagens mas também uma noite cultural, promovendo os valores da nossa cultura interiorana, mostrando que os nossos municípios estão cada vez mais preocupados em cumprir a Lei da Assistência Social - Loas, aplicando os recursos que recebem e investindo no fortalecimento e na proteção das famílias em estado de vulnerabilidade social, diz a jornalista.

Os municípios são escolhidos após preencherem um questionário de avaliação onde precisam apresentar projetos de proteção social especial, e de proteção social básica, ter implantado Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), ter projetos de alimentação nutricional, trabalhar a inclusão profissional dos integrantes do Bolsa Família e, nesse sentido, a maioria das cidades estão conveniadas com o Governo Federal, buscando o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho - ACESSU, que tem por finalidade promover a integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho. Isso tem sido possível também, através do Pronatec - Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego e através do Programa Primeiro Passo, criado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado - STDS. 

O Cadastro Único é a fonte que norteia todos os programas e projetos sociais a nível municipal, estadual e federal. Depois de trabalhar fortemente o programa Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), os municípios estão agora preocupados com a questão das drogas e da prostituição infantil e, principalmente, estão buscando parcerias com o Governo Federal para capacitar sua população, disse o presidente em exercício da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) e prefeito de Piquet Carneiro, Expedito Vasconcelos, que teve seu município como um dos escolhidos. Lá, se executa nada menos que 38 projetos sociais. 

Durante a solenidade três instituições serão agraciadas com o troféu: a Assembleia Legislativa com o Troféu Inclusão Social, pela criação do Programa "Ceará Sem Drogas" , o Colegiado de Secretários Municipais de Assistência Social - COEGEMAS, com o Troféu Mérito Social, pela integração que tem promovido entre os secretários, e a Coelce, com o Troféu Responsabilidade Social, com o projeto Nave Coelce. Cada município indica também um Amigo para receber o Certificado de Amigo do Município, entre eles destacamos o senador Eunício Oliveira, deputados federais Genecias Noronha, Domingos Neto, Chico Lopes, Ariosto Holanda, Raimundo Gomes de Matos, e os estaduais José Albuquerque, Mauro Filho, Gony Arruda, Sérgio Aguiar e Camilo Santana."

# Texto da Revista Ceará e Municípios. 

# MUNICÍPIOSHOMENAGEADOS 

1° ARACATI
2° BARBALHA
3° CAMOCIM
4° CARNAUBAL
5° CAUCAIA
6° CRATÉUS 
7° CROATÁ 
8° DEP. IRAPUAN PINHEIRO
9° FORTALEZA
10° FORTIM
11° HIDROLÂNDIA
12° HORIZONTE
13° ICÓ - Amigo do Município: Fundação Menino Jesus.
14° LIMOEIRO DO NORTE
15° MARACANAÚ
16° MARANGUAPE
17° MILAGRES
18° MOMBAÇA
19° MONSENHOR TABOSA
20° MORADA NOVA
21° NOVO ORIENTE
22° OCARA
23° PACATUBA
24° PALHANO
25° PENTECOSTE
26° PIQUET CARNEIRO
27° REDENÇÃO
28° RERIUTABA
29° RUSSAS
30° SANTA QUITÉRIA
31° SÃO GONÇALO DO AMARANTE 
32° SOBRAL
33° SOLONÓPOLE
34° TAUÁ
35° VÁRZEA ALEGRE