quarta-feira, 21 de maio de 2014

Informes da Educação!


# Formação Continuada de Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Pensando em ensino de qualidade que venha atender aos anseios da sociedade icoense e do mercado de trabalho, a Secretaria da Educação do Município de Icó, junto ao Núcleo de Ensino, traçam estratégias inovadoras através do “Projeto de Formação Continuada de Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental”, que tem como finalidade subsidiar os professores das escolas municipais lotados nas disciplinas de Ciências, Matemática, História, Geografia e Língua Portuguesa, viabilizando formação, apoio pedagógico e didático.

Os primeiros encontros de 2014 aconteceram na semana de 05 a 09 de maio, no CERE – Centro de Referência Educacional Padre José Alves de Macêdo, nos quais estiveram presentes os professores das disciplinas citadas. Os demais estão agendados para as primeiras semanas de cada mês.

A formação foi um sucesso e os trabalhos foram desencadeados de forma dinâmica e didática, tendo como foco a melhoria dos indicadores educacionais e sociais.


# PROGRAMA AABB COMUNIDADE

O Programa AABB Comunidade iniciou suas atividades no dia 11 de março de 2014, atendendo a uma clientela de 120 crianças e adolescentes. Realizou a entrega de seu fardamento no dia 09 de abril, no horário de funcionamento. A Fundação Banco do Brasil inovou o fardamento em suas cores e modelos.

O atendimento médico e odontológico em parceria com a Secretaria de Saúde foi concluído.

O programa comemorou o Dia das Mães em parceria com a Secretaria do Trabalho e Ação Social, Secretaria de Educação e colaboradores privados, com palestras, entrega de presentes e ações de caráter estético.


# PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) destinado à alfabetização de Jovens e Adultos encerrou suas atividades do ciclo 2012/2013 com a realização de um encontro no Centro Social Urbano (CSU), no dia 27 de março. Na oportunidade, os professores mostraram um pouco dos trabalhos desenvolvidos, apresentando vídeos com depoimentos de alunos sobre como o programa contribuiu de maneira positiva em suas práticas sociais, bem como apresentações artísticas referentes ao tema.

O município de Icó concluiu as inserções do ciclo 2012/2013 desde o dia 16 de abril do corrente ano. Estamos aguardando o lançamento do Plano Plurianual de Alfabetização (PPALFA) do ciclo 2013/2014 para darmos início ao processo seletivo dos alfabetizadores-coordenadores e alfabetizadores.

# Informações que constam no release do Núcleo de Ensino, da Secretaria de Educação.