terça-feira, 20 de maio de 2014

Informes da Educação

# PDDE Interativo


Em 2014, o PDE passou a ser chamado de PDDE Interativo. Essa mudança de nomenclatura é parte do esforço de convergência de programas que trabalham sob a égide do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para uma plataforma única: O PDDE Interativo.

Este ano farão parte do sistema os seguintes programas do MEC: PDE Escola, Atleta na Escola, Ensino Médio Inovador (PROEMI), Mais Educação, Escola do Campo, Escola Sustentável e Água na Escola.

No âmbito municipal, o programa está sendo desenvolvido dentro dos prazos estabelecidos pelo MEC. Já foi inserido no sistema 100% do diagnóstico. Foram selecionadas pelo Ministério e beneficiadas 17 escolas com o programa Escola Sustentável e 45 com o Programa Escola do Campo.

Estamos em fase de realização da etapa escolar do Programa Atleta na Escola, onde estão participando ativamente 35 escolas da rede municipal, ficando estabelecido e comunicado em reunião aos núcleos gestores, o prazo para a inserção dos dados, de acordo com os resultados obtidos até o dia 30 de maio, sendo firmada novamente parceria com a Secretaria de Esporte e Juventude.

 # Programa Mais Educação


O programa “Mais Educação”, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, estabeleceu-se como estratégia do Ministério da Educação como forma de induzir a ampliação da jornada escolar e do perfil curricular na Perspectiva da Educação Integral.

A rede municipal de ensino de Icó já possui o programa desde 2011, sendo a escola João Alexandre dos Santos a primeira contemplada. Hoje, o município conta com a participação de 51 escolas. A operacionalização do programa atualmente está sob a égide do PDDE Interativo, com duração de 10 meses no ano letivo vigente. Essas escolas recebem o apoio financeiro do Governo Federal e da Secretaria Municipal de Educação, que oferece acompanhamento pedagógico nessas unidades.

As 25 escolas que fizeram a adesão em 2013 deram início às atividades em abril de 2014, as demais deram continuidade aos trabalhos. O programa conta com o trabalho voluntário de monitores, que são os responsáveis pelo desenvolvimento de atividades de aprendizagem, culturais e artísticas, esportivas e de lazer, de direitos humanos, de meio ambiente, de inclusão digital e de saúde e sexualidade, os quais recebem ajuda de custo para transporte e alimentação. Hodiernamente o município totaliza 220 monitores.

Dentro do programa “Mais Educação” existe o programa “Mais Cultura”, que tem como objetivo potencializar processos de ensino e aprendizado através da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira na educação integral. Em 2013 foram enviados 25 projetos ao Ministério da Cultura com a colaboração dos chamados “Parceiros Culturais”, que contribuíram na elaboração e irão desenvolvê-los junto à escola. Fomos contemplados com sete projetos ganhadores e todos trabalharão educação patrimonial. O valor do recurso destinado é de acordo com o número de alunos e já está sendo liberado, totalizando R$ 20.000 por escola.

As escolas de projetos eleitos para o “Mais Cultura” são:
1. Antônio Ferreira de Carvalho - ParceiroCultural: Juvanilda Fernandes (São Vicente);
2. João Chagas Mota - Parceiro Cultural: Altino Afonso Medeiros (Sede Rural II);
3. Manoel Antônio Nunes – Parceiro Cultural : Matheus Fernandes Soares da Silva (Sede Urbana);
4. Casemiro Pequeno - Parceiro Cultural: Associação de Artesanato e Artística de Icó (Lima Campos);
5. Senhora Santana - Parceiro Cultural: Janualdo Soares Guimarães (Pedrinhas I);
6. Alcides da Costa - Parceiro Cultural: Geralda Dias Gonçalves (Cruzeirinho);
7. Antônio Cirilo Batista - Parceiro Cultural: Judembergue Pereira de Sousa (Icozinho).

O acompanhamento às escolas contempladas vem sendo realizado gradualmente pela coordenação municipal, no intuito de contribuir efetivamente com o andamento das atividades, de acordo com o que estabelece o manual operacional emitido pelo FNDE.

# Informações que constam no Release do Núcleo de Ensino, da Secretaria de Educação, e enviado à imprensa.