terça-feira, 29 de abril de 2014

Drogas em Discussão!

O auditório do CSU - Centro Social Urbano - foi palco do 43° Encontro de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará, ocorrido nesta terça-feira (29), e organizado pela Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria do Trabalho e Ação Social.

Várias autoridades e entidades participaram desse momento, bem como escolas, integrantes de programas sociais e vereadores. O prefeito Jaime Junior, que se encontra em Brasília (DF) em missão oficial, foi representado pelo vice-prefeito De Assis Pereira.


A programação do evento constou da seguinte pauta: credenciamento, coffee break, abertura oficial (Ministério Público do Estado do Ceará), Painel I (A prevenção e o papel da segurança pública no enfrentamento às drogas), presidido pela Dra. Eliani Alves Nobre, que é vice-procuradora geral de Justiça e presidente do Comitê de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará, tendo como palestrante Leandro de Araújo Bento, que é dentista do Hospital Geral de Fortaleza e tenente do Ministério da Defesa. Já o Painel II teve como tema Drogadição e Saúde Mental, sendo presidido pela Dra. Isabel Maria Salustiano Arruda Porto, promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública e secretária executiva do Comitê de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará. A palestrante foi a Dra. Sandra Maria Coelho Ribeiro, que é terapeuta ocupacional e gestora da dependência química do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto Ponte.






Após, ocorreu o intervalo para o almoço, finalizando o dia com os Grupos de Trabalho: Grupo A - Prevenção/Tratamento e Grupo B - Reinserção Social/Segurança.

Por fim, os grupos se auto apresentaram, com propostas e indicações de boas práticas e fluxos de atendimento no âmbito do enfrentamento às drogas, a serem adotados pelo município, com a devida discussão das propostas apresentadas e a devida aprovação da Plenária.

A frente dos trabalhos, Dr. Thiago Marques (promotor de Justiça da Comarca de Icó) e Dra. Virlena Rios (secretária do Trabalho e Ação Social).


Durante o evento, o Comitê de Enfrentamento às Drogas do Município de Icó foi empossado, com representantes da sociedade civil organizada e do poder público. (imagem acima).






# ‎Fotos‬: Arthur Luiz