segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Perfil - história de Vida e o seu título de terra


A alegria estampada no rosto através de um papel. Mas não é um simples papel.

Na manhã da última quinta-feira (31), o Núcleo de Comunicação (NUCOM), da Prefeitura Municipal de Icó, acompanhou a visita do secretário de Agricultura, Cleudiberto Dantas, a duas comunidades rurais: Mandacaru e Extrema. As duas ficam localizadas no distrito de Cruzeirinho, há 26 km da sede do município de Icó.

Lá, conhecemos o senhor José Neudo, de 52 anos, agricultor. Após conversar com ele, seus familiares e outros agricultores tomamos conhecimento de que antes era muito difícil "lidar" com a terra sem uma segurança jurídica. Agora, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura, os produtores rurais têm suas terras regularizadas, possuem o título de terra, a terra têm que está produzindo e sem contestação de terceiros.

Foi o que aconteceu com o senhor José Neudo. Ele agora é dono de suas próprias terras, já que é agricultor familiar por profissão e por paixão. Com o seu título de terra, ninguém jamais pode contestar. É um direito seu garantido através da posse desse documento: o título de terra.

É um papel que hoje faz a sua alegria e a da sua família, graças a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará juntamente com a Secretaria de Agricultura de Icó, que vem trabalhando fortemente em favor do homem do campo, através de seus diversos programas sociais.

# Fotos: Arthur Luiz.