terça-feira, 22 de julho de 2014

2° Icó Festeiro é realizado


Fora de época, mas em grande estilo aconteceu, na noite do último domingo (20), na Quadra de Esportes do CSU - Centro Social Urbano -, a segunda edição do Icó Festeiro, com a participação brilhante das duas principais quadrilhas icoenses: DNER e Raízes de São Vicente, uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

É a maior premiação já dada a um Festival de Quadrilhas em toda região Centro Sul do Ceará. São quase R$ 22 mil distribuídos entre categorias, campeã e vice-campeã geral.

O corpo de jurados contou com a presença das seguintes autoridades juninas: Gildacy de Souza Santos, que é professora formada em Letras, produtora de eventos, fundadora de grupos de quadrilhas, jurada credenciada da Fesquajuce, Fejuque e Secult; Rosemeire Furtado, licenciada em Letras pela UECE, professora, diretora da Quadrilha Arco Íris de Tabuleiro do Norte, diretora teatral, arte educadora há 23 anos, produtora de eventos e jurada da Fesquajuce desde 2002; Marcos Cleyton da Silva, ex-quadrilheiro, ex-dançarino, técnico em Informática, funcionário da 10ª Crede e ex-músico da Banda Maestro Orlando Leite em Russas; Lindon Johnson Azevedo, historiador, especialista em Educação Biocêntrica, formado em Arte Identidade, fundador e produtor do Grupo de Quadrilha Cia. da Terra de Limoeiro do Norte, jurado credenciado da Fesquajuce e Secult, além de Regina Santiago, que é professora, bailarina e coreógrafa, pesquisadora folclórica, representou o Brasil em Paris, Lile, Dunquerque e Braydunes na França, Bélgica e Uruguai. Dirigiu e coreografou 25 festivais de dança em Fortaleza. Como viram, um júri formado por profissionais gabaritados, neutro e com membros da Fesquajuce - Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará.

A premiação ficou assim dividida:

1° Lugar Geral: Raízes de São Vicente (BNH) - segundo ano seguido;
2° Lugar Geral: DNER;
Melhor Noiva: DNER, fez por merecer, tanto pela beleza, simpatia e desenvoltura na dança;
Melhor Noivo: Raízes de São Vicente (BNH);
Melhor Repertório: DNER;
Melhor Casamento: Raízes de São Vicente (BNH);
Melhor Marcador: Raízes de São Vicente (BNH).

Na pontuação geral, a diferença foi de apenas dois décimos, 118, 9 pontos X 118,7 pontos. Venceu a quadrilha Raízes de São Vicente, do bairro BNH, que retratou em seu enredo o tema e a arte da fotografia.

O público, que lotou as arquibancadas, se emocionou com tamanha criatividade, aplaudindo os participantes das quadrilhas concorrentes, que disputaram cada ponto, de maneira sadia e ordeira. Parabéns a todos os envolvidos na realização desse importante evento cultural.

Que venha o Icó Festeiro em 2015.

# Fotos: Arthur Luiz.