quarta-feira, 17 de julho de 2013

Wesley Safadão: "O Forricó é a maior festa aberta do interior do CE"

Público presente ao Palco Cultural, organizado pela Secretaria Municipal de Educação

Maracatu Vozes da África

Cantor Luiz Landim, artista da terra, se apresentou no palco principal

As Coleguinhas dando o ar da graça no domingo de Forricó

Os irmãos Ítalo e Renno deram um show de alegria

Prefeito Jaime Júnior dando entrevista ao repórter oficial do evento, o jovem Ilan Negreiros

Primeira-dama, Dra. Adriana Santana, cantor da Banda Raça Negra, Luis Carlos, e o prefeito Jaime Júnior

Cantor Matheus Fernandes concedendo entrevista à imprensa oficial do Forricó 2013

Imprensa oficial do Forricó 2013: professor Edilson Fernandes (fotógrafo e cinegrafista), repórter Ilan Negreiros, jornalista Voltaire Xavier (assessor de Comunicação e Imprensa da Prefeitura Municipal de Icó), Perpétua Sousa (fotógrafa) e professor Herculano Ribeiro (cinegrafista)

Prefeito JJ, Wesley Safadão, primeira-dama Dra. Adriana Santana, e o chefe de gabinete, Dr. Manuel Guedes

Multidão lota o Largo do Theberge, cartão postal da cidade de Icó, durante as quatro noites de festa

Prefeito Jaime Júnior e o cantor Wesley Safadão, discursando para o público

Repórter Ilan Negreiros e o secretário de Cultura e Turismo, professor Márcio Greik

Com grande aceitação do público, o Forricó 2013 foi encerrado, na noite do último domingo (14), no Largo do Theberge. É, sem sombra de dúvidas, considerado a maior festa aberta do interior do Ceará, com 21 anos de existência.

Mais de cem mil pessoas prestigiaram o Forricó 2013 durante as quatro noites de festa, segundo a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania.

Uma verdadeira organização foi posta em prática pela equipe do prefeito Jaime Júnior (DEM), que não mediu esforços para realizar o maior Forricó de todos os tempos. Tudo foi pensado com responsabilidade para garantir uma excelente festa aos icoenses e aos turistas que por aqui estiveram entre os dias 11 e 14 de julho.

Programação

A programação foi composta por grandes nomes da música nacional, estadual e até local (artistas da terra). Aqui enaltecemos os shows da Banda Garota Safada, Forró Real, Matheus Fernandes, Forró 100%, As Coleguinhas, Ítalo e Renno, Karine Mitre e a Banda Levanta, além da grande atração Raça Negra, de nome reconhecidamente consagrado no Brasil.

A Decoração

Com o tema "Preservando o Patrimônio de Nosso Povo", o Forricó 2013 deu um show no quesito decoração temática. As barracas foram decoradas com a fachada das casas da tradicional Rua do Meio. O salão de festas foi todo enfeitado com bandeirinhas de São João e com portais que retrataram o nosso rico patrimônio histórico, tombado nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), elencando ainda os três patrocinadores oficiais do evento, o Governo do Estado do Ceará, a Coca Cola e as Lojas Zenir Móveis. Sem falar na obra de arte estampada na entrada do Forricó, bem em frente ao imponente Teatro da Ribeira dos Icós, com portais ornamentados com alguns dos prédios históricos da terrinha.

Camarotes

Grandes nomes da política estadual passaram pelos camarotes do Forricó 2013. No camarote oficial do prefeito Jaime Júnior estiveram os deputados estaduais Sérgio Aguiar (PSB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Ceará, Téo Menezes (PSDB) e Perboyre Diógenes (PMDB), além do ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR).

Ainda passaram por lá assessores políticos, como o do senador Eunício Oliveira (PMDB), que enviou representante, e o conterrâneo José Walfrido Monteiro, o Walfridinho - diretor do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Ceará (DAE) -, além de vários vereadores icoenses e convidados especiais do prefeito Jaime Júnior.

Imprensa e Comunicação

Pela primeira vez na história do Forricó, foi montada uma estrutura específica para abrigar os profissionais de imprensa locais e estaduais, a chamada "Arena da Imprensa", instalada em dois camarotes.

Lá, o Blog Oficial do município de Icó, o "Central Icoense" (nossa Agência de Notícias), o site Icó é Notícia, o Site Conexão Forró e a rádio Brasil FM transmitiram o Forricó 2013 ao vivo, em tempo real, além de outros veículos de comunicação devidamente credenciados para fazerem a cobertura.

O repórter Ilan Negreiros, de Fortaleza, contratado para ser o repórter oficial do Forricó 2013, deu um show de cobertura jornalística, entrevistando autoridades políticas, artistas e o povão em geral, aliando responsabilidade, compromisso com o jornalismo e beleza, estilo reportagens de revista eletrônica e de cobertura de festas.

Impacto econômico
Durante os dias de Forricó, o comércio aqueceu as suas vendas, as barracas devidamente cadastradas pela Associação de Barraqueiros obtiveram ótimas rendas, incrementando o turismo. Enfim, por ser no mês de julho, mês de férias escolares, o Forricó atraiu milhares de turistas e visitantes da região e de outros municípios distantes. 

Palco Cultural

Emboladas, repentes, encenação teatral e música variada com alunos de projetos sociais e artísticos fizeram a tônica do acontecimento no Palco Cultural, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, antes dos shows de forró nos palcos principais. Assim, valorizando a cultura regional de forró e de outras manifestações, como o Maracatu Vozes da África. Procuramos oferecer maior organização e implantamos um projeto cultural em pleno Forricó.

Comemoração do Sucesso

E, para surpresa de muitos, o prefeito Jaime Júnior ofereceu uma linda festa, na segunda-feira (15), para comemorar o sucesso do Forricó, com todos aqueles que trabalharam durante a festança, entre barraqueiros, garis, organização e demais setores. A atração foi, nada mais, nada menos, do que a Banda Cavalheiros do Forró, com bebida liberada, até meia noite, satisfazendo ainda mais o público que prestigiou o Forricó 2013.

# Crédito/fotos: Perpétua Sousa